Depois de mais de uma década longe do centro das atenções políticas de Agrestina, a ex-prefeita e atual vice-prefeita do município, Carmen Miriam voltou oficialmente ao palanque de autoridades na celebração da emancipação política, nesta semana.
O retorno aconteceu exatamente 13 anos após sua última participação no evento, quando ainda exercia o cargo de prefeita, que ocorreu no período de 2009 e 2012.
A volta de Carmen ao cenário político municipal não é apenas simbólica: ela reassumiu a vice-prefeitura em 2025, após compor chapa com o atual prefeito Josué Mendes, união considerada histórica por reunir, pela primeira vez, os tradicionais grupos políticos rivais “Boca Preta” e “Pé de Pena”.
Desde desde 2012, ela manteve atuação política discreta, até selar a aliança com Josué Mendes, em 2024, quando a presença dela foi determinante para a reeleição de Mendes. A decisão de formar chapa com a ex-prefeita foi considerada estratégica para unir forças e garantir vitória no último pleito.
Durante entrevista a uma emissora de rádio local, Josué Mendes destacou a importância de Carmen no governo e adiantou que “naturalmente, ela será indicada para cabeça de chapa nas próximas eleições municipais”. A declaração fortalece os rumores sobre uma provável candidatura de Carmen à prefeita em 2028.
Desde que assumiu o cargo de vice-prefeita, Carmen Miriam tem participado de diversos eventos oficiais, reforçando sua presença política no município. Sua atuação vem sendo vista como uma tentativa de reconstruir sua base de apoio e pavimentar o caminho para uma provável disputa à majoritária.


