Durante a sessão legislativa realizada na noite desta segunda-feira (4), veio a definição dos nomes que, até o momento, assumem a liderança da oposição na Câmara Municipal de Agrestina. A questão foi levantada após uma fala do vereador João Leite, também membro da bancada oposicionista, que trouxe à discussão o que determina o regimento interno da Casa Legislativa.
Segundo o Art. 242 do regimento interno da Câmara, “No início de cada Sessão Legislativa, os Partidos comunicarão à Mesa, a escolha de seus Líderes e Vice-Líderes.” No entanto, o parágrafo único do mesmo artigo esclarece que, na ausência de uma indicação formal, serão considerados como líder e vice-líder, respectivamente, os dois vereadores mais votados de cada bancada.
Como até a presente data não houve indicação oficial da oposição para a composição da liderança, passa a valer o critério de votação. Dessa forma, o vereador Saulo Batista, que obteve 910 votos e foi o mais votado do município nas eleições de 2024, é automaticamente reconhecido como líder da oposição. A vereadora Emília Fernandes, com 677 votos, a sexta mais votada do pleito, passa a ocupar a vice-liderança.